40 anos do HIV

Após 40 anos do primeiro caso, a epidemia de HIV/AIDS continua e atinge cerca de 900 mil pessoas no Brasil, que vivem com esse vírus. Mas se no passado, receber um diagnóstico positivo era praticamente uma sentença de morte, com o avanço da medicina, hoje as pessoas que seguem o tratamento corretamente conseguem alcançar o ponto de não transmitirem mais o vírus. Dados do Ministério da Saúde mostram que 92% das pessoas em tratamento para o HIV, no Brasil, já atingiram o estágio indetectável, ou seja, não transmitem o vírus e conseguem manter a qualidade de vida, sem a manifestação dos sintomas da Aids.

Nesta série do “Saúde com Ciência”, saiba mais sobre essa infecção, por que ainda há tantos casos no país, especialmente entre os jovens, e como tratar e combater esse vírus.

Entrevistados:

Dirceu Greco – infectologista, professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do projeto PrEP 15-19 Minas.

Unaí Tupinambás – professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e co cordenador do projeto PrEP 15-19 Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *