Cuidando-se: saúde da população negra

25/10 a 28/10
Você já ouviu falar em racismo institucional? O termo foi definido há muito tempo, em 1967, por integrantes do grupo Panteras Negras, e se refere ao pensamento de que existe uma raça inferior a outras dentro das organizações. E esse tipo de pensamento, presente ainda nos dias de hoje, tem levado a desigualdades no acesso aos serviços de saúde e ao aumento da mortalidade dessa população, que representa 56,2% dos brasileiros. Uma maioria, que é tratada como minoria nos serviços de saúde e, com isso, tem suas demandas negligenciadas. 


Por isso, na semana que marca o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, celebrado em 27 de outubro, o Saúde com Ciência aborda os impactos do racismo na saúde dessa população e a importância da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Confira!

Entrevistado:
Luís Eduardo Batista – pesquisador científico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Luís Eduardo Batista, que é coordenador do Grupo de Trabalho “Racismo e Saúde” da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *