Fome no Brasil: relação com a saúde e seus impactos

Mais de 125 milhões de pessoas, 59,4% dos domicílios brasileiros, se encontram em situação de insegurança alimentar no país durante a pandemia. O levantamento foi feito por pesquisadores do grupo “Alimento para Justiça” da Universidade Livre de Berlim, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Brasília (UnB). A falta de alimentação em quantidade e qualidade necessárias traz impactos na saúde, como enfraquecimento do corpo, prejuízos no desenvolvimento físico e mental e aumento da probabilidade de doenças, o que torna essa população ainda mais vulnerável à covid-19. Na série “Fome no Brasil: relação com a saúde e seus impactos”, conheça o real retrato da fome no país e suas consequências para crianças e adultos. Saiba também qual é a relação entre economia e saúde e o que poderia ser feito para amenizar o problema da insegurança alimentar no Brasil.

Entrevistada:
Elaine Leandro Machado: professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina UFMG e pesquisadora do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH).