Do peito – tuberculose nos dias de hoje

A tuberculose é uma doença infecciosa marcada como o mal do século 19. Mas se engana quem acha que essa enfermidade ficou no passado: segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose registra 70 mil novos casos por ano no Brasil. Mas outro número também preocupa: pelo menos uma a cada 10 pessoas com a doença interrompe o tratamento – que é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilita a cura –  o que pode levar ao óbito. Por isso, a série do Saúde com Ciência desta semana é dedicada a esclarecer mais sobre essa doença, formas de contágio, grupos mais vulneráveis, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Entrevistado(s):

Juliana Veiga Costa Rabelo
 – enfermeira e mestre em Infectologia e Medicina Tropical da UFMG.
Marcelo Rabahi – integrante da Comissão de Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professor de Pneumologia da Universidade Federal de Goiás.
Margareth Dalcolmo –  professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro.
Silvana Spíndola de Miranda – professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Ambulatório de Tuberculose do Hospital das Clínicas da UFMG.