Episódio gravado em 16/04/2025
No dia 11 de abril, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados mais recentes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2023. A Faculdade de Medicina da UFMG teve motivos para comemorar: seus três cursos avaliados — Medicina, Fonoaudiologia e Radiologia — conquistaram nota máxima, refletindo a excelência do ensino oferecido pela instituição.
Por outro lado, algumas notícias circularam na imprensa destacando que apenas seis cursos de Medicina do país alcançaram nota máxima em outro indicador, o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Este indicador combina o resultado do Enade com outros critérios, como a titulação do corpo docente, infraestrutura e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Neste episódio especial do Saúde com Ciência, iremos explicar como essas avaliações funcionam. Iremos detalhar os indicadores usados pelo INEP, discutir os desafios do sistema de avaliação e propor caminhos para uma avaliação mais profunda da qualidade do ensino superior em Medicina no Brasil.
Convidada:
Cristina Alvim – Professora do Departamento de Pediatria e vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG
Podcast: Play in new window | Download